Reunião Arquidiocesana da PJ reúne Pjoteiros/as em Belém

sábado, 19 de setembro de 2009

A Pastoral da Juventude da Arquidiocesana - PJA, esteve reunida no dia 12 de setembro, contando com a participação das lideranças da PJ nas Paróquias e Regiões Episcopais da Região Metropolitana de Belém, além da representação arquidiocesana na PJ/Norte 2.

Dentre os assuntos de pauta, tratou-se sobre Reunião Ampliada da PJ do Regional Norte 2 e o Encontro da área I que compõe além da Arquidiocese de Belém as dioceses e prelazias do Marajó, Bragança, Abaetetuba e Castanhal (que está atualmente sem articulação de PJ). Também, foi comunicado a entrada da nova secretária da PJ no Regional, oriunda da PJ de Belém, Izabela Bentes (ex-secretária da PJA).

Na seqüência, avaliou-se a caminhada da PJ na Arquidiocese, ficando também a encaminhar um instrumental de avaliação para as Paróquias. Viu-se o calendário, onde a proposta do Retiro Arquidiocesano (que seria realizado dias 18 e 19 de setembro) foi adaptada em outro formato ficando para o dia 27/09, a partir da Espiritualidade Inaciana, para 20 a 25 pessoas. Este será em parceria com o Centro de Evangelização Santo Inácio de Loyola, dos jesuítas.

Também foi abordado a construção das Escolas de Lideranças Juvenis (14 e 15/11 – São João Batista e Santa Cruz / 21 e 22/11 – Santana e Santa Maria Goretti), onde as Paróquias das respectivas regiões e interessadas/os, estão a reunir para preparar esta atividade.


DNJ 2009 - Tratando sobre o Dia Nacional da Juventude - DNJ, deliberou-se realizar no dia 24/10 um Seminário, 25/10 atividades nas Paróquias/Regiões e no dia 31/10 um Ato-show, proposto a ocorrer no bairro da Guanabara em Ananindeua. Nisto, terá uma reunião específica sobre o DNJ 2009, no dia 19/09 às 08h30min na sala da PJA (Cúria Arquidiocesana).

ECUMENISMO - O CAIC - Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs, convida a PJA para compor a entidade. Em abril de 2010, 0 CAIC pretende realizar um Retiro para Juventude das Igrejas cristãs. Nisto, haverá uma reunião no dia 19/09 de 09h. às 12h. na casa do Pe. João Maria (ao lado da CNBB).

Antes do término, avaliou-se a necessidade de se ter alguém de referência na secretaria, visto a vacância de Izabela pelo seu serviço assumido na secretaria da PJ/N2. Nisto, a assessoria indicou, sendo aclamado Eduardo Soares para assumir esta função até a próxima Reunião Ampliada.

Destacamos também visita do ex-secretário executivo da PJA, Rodolfo Silva e presença do seminarista Silas,sj. coordenador do Centro de Evangelização Santo Inácio de Loyola.

1 comentários:

Eraldo Paulino disse...

Essa reunião foi especial