PJs se preparam para lançamento da Campanha contra o Extermínio de Jovens

sábado, 28 de novembro de 2009


As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), reunidas na 15ª Assembleia Nacional, em 2008, assumiram como bandeira de luta a defesa da vida da juventude, atitude que vem culminar na Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2009, no Encontro Nacional de Fé e Política, em Ipatinga (MG), haverá o lançamento oficial desta Campanha.

Está em fase de elaboração o texto–base para estudo, o site nacional da Campanha contra o Extermínio de Jovens, a arte para ser trabalhada em cartazes e folders e a grande marcha nacional em 2011 que visa ampliar a participação dos jovens das pastorais da juventude e parceiros.

Estima-se que no período de 2006 a 2012 serão totalizadas 33 mil mortes de jovens por assassinato, de acordo com dados de uma pesquisa sobre violência contra adolescentes publicada em 21/07/09 pelo Observatório de Favelas.

Arquidiocese de Belém celebra Dia Nacional da Juventude

No mês de outubro, em Belém do Pará, além do tradicional Círio de Nazaré, a Pastoral da Juventude Arquidiocesana (PJA), juntamente com outras organizações realizaram atividades em celebração ao Dia Nacional da Juventude (DNJ) que acontece anualmente nas cidades brasileiras. Com o tema “Contra o extermínio da Juventude. Na luta pela Vida” e lema “Juventude em Marcha contra a violência”, a semana iniciou com o Seminário que tratou sobre a violência e o extermínio de adolescentes e jovens. Dentro do que foi abordado, um dos grandes fatores que contribuem para esta problemática na Região Metropolitana de Belém, é a carência de políticas públicas voltadas especificamente ao segmento juvenil. Além disso, o Pará hoje conta com um grande número de jovens encarcerados e vítimas da violência, tendo destaque a população juvenil negra e empobrecida.

No Seminário também realizou-se um chamado às organizações ali presentes para somar esforços na Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio da Juventude, proposto pelas
Pastorais de Juventude do Brasil. A Campanha quer mobilizar a juventude e a sociedade em geral a refletir, propor e desenvolver ações que possam ir em defesa dos direitos e a vida das/dos jovens.

Durante a semana, diversas Paróquia realizaram atividades nos
bairros, como cine-fóruns, caminhadas, celebrações e outras. No encerramento das atividades, realizou-se um grande show na Concha acústica do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), com a animação das bandas Suzana Flag e Francis Martes. Este momento também contou com a presença das/dos jovens da PJ e do Movimento Pela Vida (MOVIDA). A atividade também proporcionou diversos momentos de intervenção referentes ao tema.
FONTE: Blog da PJA

Rosa de Saron em Belém - Especial Banda Kirius

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Matéria realizada durante o show da banda católica Rosa de Saron, em belém. Os nossos personagens foram os jovens da banda kirius que conseguiram realizar um sonho, o de abrir o show da banda que eles sempre admiraram.

JOVENS NO CÍRIO - Outro Ohar

Vídeo produzido para a TV BRSAIL sobre um outro olhar do Círio de Nazaré. O Olhar dos jovens.

Nazaré Fest incentiva jovens talentos

sábado, 21 de novembro de 2009

Despertar e incentivar a apresentação de trabalhos artísticos e religiosos de jovens, expressos através da música, teatro, dança e outras modalidades artísticas. Este é o objetivo do “I Nazaré Fest” promovido pela Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e pela comunidade Juventude Zaccariana – pertencente à Basílica. O festival é inédito, sem fins lucrativos, e acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na Praça Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo o responsável pelo festival, Padre Benedito Moura, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar a vida dos jovens que frequentam a Praça Santuário e promover um ambiente saudável, por meio da evangelização. “Diariamente, a praça tem sido palco de uso de drogas, exploração sexual e até
confronto de grupos rivais. Através dessa oportunidade pretendemos mostrar e oferecer mais uma chance para os novos talentos despertados pela fé dentro da nossa Arquidiocese”, explica.

Padre Benedito informa que a proposta é que o Nazaré Fest atue como um incentivo de reforma para que os participantes não desanimem diante das dificuldades do dia a dia, seja na vida social ou religiosa. “Essa é a oportunidade para mostrar a ação dos grupos, movimentos, comunidades como agentes de transformação.

Momento que o jovem poderá atuar como incentivador e evangelizador de outros jovens, tornando-se protagonista e construtor da sociedade, da igreja e do ambiente em que vive”, afirma o sacerdote. O evento conta com o apoio da diretoria da Festa de Nazaré.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL:
Sexta-Feira: (20/11)
16h - Abertura do festival, com o início das apresentações.
19h - Show - Pregação do Cantor Cosme.

Sábado (21/11)
18h às 22h - Apresentação dos Talentos, teatro, musica dança, exposição nos stands.

Domingo (22/11)
19h - Apresentação de talentos e musica.
20h30 - Show DDD.

Dia da Consciência Negra

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A Juventude quer viver!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

10 motivos para dizer "Não" à redução da maioridade penal:

01. Porque a desigualdade social é uma das causas principais da violência.
02. Porque o dia-a-dia dos/as adolescentes e jovens está marcado pela violência da prostituição, do crime e do tráfico de drogas e com o agravante da ausência de perspectiva de renda decente, num país que não sabe o que é crescimento econômico sustentado nos últimos 25 anos.
03. Porque ainda são poucas as iniciativas do Poder Público, das Instituições e da sociedade na proposição e execução das Políticas Públicas para a Juventude.
04. Porque sem a elevação urgente e necessária da escolaridade dos/as jovens empobrecidos, o Brasil não restabelece o diálogo com o futuro, posto que somente um em cada dois jovens estuda atualmente no país.
05. Porque o Estado prioriza a política do endividamento, ao invés das políticas sociais, provocando a migração dos jovens para outros países, o desemprego e a descrença no futuro.
06. Porque o sistema penitenciário brasileiro não tem cumprido sua função social de controle, reinserção e reeducação dos agentes da violência, ao contrário, tem demonstrado ser uma escola do crime.
07. Porque nenhum tipo de experiência na dadeia pode contribuir para o processo de reeducação e reintegração dos jovens na sociedade.
08. Porque os crimes cometidos por adolescentes não atingem 10% dp total dos crimes praticados no Brasil.
09. Porque já existem penas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a aplicação de medidas sócioeducativas.
10. Porque os adolescentes e jovens precisam ser reconhecidos/as como sujeitos desta sociedade e, portanto, merecem cuidado, acolhida, respeito e, principalmente, oportunidades.

Somos convidados/as a não repetir o discurso da elite, transmitido pelos Meios de Comunicação Social e outros grupos, e a dizer não e esta lógica perversa sem fim. agora é 16 anos, amanhã será 14, depois quem sabe... Nossa resposta é a organização de uuma sociedade sustentável em que a vida de todos/as esteja em primeiro lugar.

Fonte:
CAJU - Casa da JuventudeInstituto de Formação, Assessoria e Pesquisa sobre Juventude
http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=1356&Itemid=0

Cristo dance na Comunidade Sto Agostinho

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O que normalmente faz a maioria dos jovens num Final de Semana à noite?
A reposta é unânime:
Cair na “balada”.

Isso não é diferente com os jovens católicos(cantar e dançar, enfim, curtir pra valer), mas com um detalhe, estar reunido para louvar a Deus.
Com essa motivação que a "Juventude Renovada", da Comunidade Sto Agostinho, da Paróquia São Domingos de Gusmão realiza o Cristo Dance.


VoCê não pode ficar fora dessa!

Convites antecipados- R$ 3,00

8195-8503 ou 3253-3832 (Fredson).


Dia 15 de Novembro- das 18 horas às 22h30

Com a agitação dos Djs André (Preto tipo A) e Danilo a noite toda
e a presença da banda:

ÊXODO

Endereço: Av. Celso Malcher, Pass Cabral, Comunidade Sto Agostinho - Terra Firme


Ingressos à venda na SALA DO DÍZIMO da Paróquia São Domingos de Gusmão.
Vendas também na COMUNIDADE SANTO AGOSTINHO

Incendeie você também o seu coração com Jesus!

A vida de um PJoteiro

domingo, 8 de novembro de 2009

Galera esse vídeo é muito bom, muito bom mesmo!

Sem dúvida eles conseguiram retratar muito bem a vida de muitos pejoteir@s nessa musiquinha, que com certeza, todo mundo que assistir vai confirmar com a cabeça e dar muita risada!!!!




amigão vou te contar a vida de um pjoteiro
o bicho sofre muito o dia inteiro
de dinheiro é apertado
chega sempre atrasado
e a maioria deles é roqueiro

na semana acorda cedo
É esmagado no busão
mas mesmo assim mantém o sorrisão
na sexta feira dorme tarde preparando a oração
mas mesmo assim mantém o sorrisão..

chegou fim de semana todos querem diversão
lá vai o pjoteiro pra reunião
ele larga a novela, silvio santos e faustão
pra não chegar atrasado na reunião
toma chuva e friagem, no calor insolação
só para não faltar... na reunião.
ele deixa à namorada e o jogo do timão,
mas esqueceu a ata da reunião...

finalmente é domingo que é dia de descansar...
mas não pro pjoteiro que... vai trabalhar
tem a missa e o grupo... fulano pra ligar...
e o teatro da paixão pra ensaiar...
organiza o evento ai meu deus que confusão.
prepara o cartaz com o padre sai na mão
quando chega o fim do dia deita lá no sofá são
mas toca o telefone e...
alô ta lembrado da reunião?

no retiro pão com molho
com bla bla bla não prega o olho
mas mesmo assim adoro essa missão
bater palmas, dar risada, cantar aquela canção
por isso nunca esqueço meu violão
a galera animada a juventude em mutirão
caminhando e cantando todos num mesmo refrão...
e é por crer na juventude
e no seu potencial


Grupo Adonai promoverá missa e café da manhã para Idosos e enfermos

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

No próximo Sábado, 07, o Grupo Adonai realizará uma missa para os idosos e doentes, na igreja matriz. A missa começa as 9h00, após o término da missa, as 10h00, haverá, na quadra paroquial, o café da manhã destinado aos enfermos e idosos.
.
Quem estiver interessado em levar seu parente, vizinho, amigo ou alguém idoso ou doente que esteja com dificuldade de locomover-se até a igreja, poderá solicitar transporte entrando em contato pelos telefones: 8262 0862 ou 3253 2096 (Cássio Quaresma).
.
O evento tem a realização do Grupo Adonai com o apoio da Pastoral da Juventude.

terça-feira, 3 de novembro de 2009


I Jogos Internos da Pastoral da Juventude 2009

Data: 14 e 15 de novembro de 2009:

- 14 de novembro de 2009, Sábado: primeiro dia dos jogos;
- 15 de novembro de 2009, domingo: segundo dia dos jogos.

Local:
- UFRA.

Idade mínima:
- 15 anos.

Valor da inscrição:
- Doação de alimentos não perecíveis.

Inscrições:
- As inscrições devem ser feitas com os coordenadores de grupos, procure o coordenador do seu grupo para fazer as inscrições.
- As inscrições vão até dia 5 de novembro de 2009, quinta-feira.
- Desculpem a proximidade entre o aviso e a data do evento. Mas não deixe de participar!

Modalidades:
- Futsal masculino e feminino
- Vôlei masculino e feminino
- Natação
- Maratona

Observação: doação de alimentos por equipe a cada inscrição:
- Futsal = 10Kg por equipe
- Vôlei = 8Kg por equipe
- Natação = 2Kg por participante
- Maratona = 2Kg por participante


Qualquer mudança estaremos comunicando por aqui.
Qualquer dúvida pode postar na página de comentários do blog ou de recados do orkut, ou então, entrar em contato com um coordenador de grupo.

Inscreva-se já! E Participe!
Com a sua doação estaremos ajudando o Banco de Alimentos da paróquia, que atente a muitas famílias carentes do nosso bairro.

Comunidade Dom Guido em Festividade

Paróquia São Domingos de Gusmão
Comunidade Dom Guido
Festividade 2009

Data: de 3 a 8 de novembro de 2009

Tema: Com Dom Guido, Missionários da Justiça e da Paz!

PROGRAMAÇÃO

Dias: 03, 04 e 05/11 (Triduo em honra a Dom Guido) 19:00h

Sexta - 06/11 (Noite Missionária)
- 18:15h - Terço
- 19:00h - Missa (Missionários)
- 20:00h - Show (Polo São Pedro e Shalon)

Sábado - 07/11 (Noite da Juventude)
- 18:15h - Terço
- 19:00h - Missa (Servos)
- 20:00h - Show (Kirius)

Domingo - 08/11 (Noite das Comunidades)
- 08:30h - Culto das Crianças
- 09:30h - Manhã alegre (Juventude/Pastoral da Criança)
- 18:15h - Terço
- 19:00h - Missa (Erick & Priscila)
- 20:00h - Show (Êxodo)
- 21:45h - Fogos

Participe conosco dessa grande festa em honra ao Bem Aventurado Guido Maria Monforti!

Primeiro Encontrão da PJ celebra o DNJ

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Pastoral da Juventude realizou, no dia 25 de Outubro, um encontrão para os seus grupos de jovens. O evento aconteceu na Comunidade Santa Maria de Belém e contou com a participação de mais de 50 jovens que fizeram um bonito e animado encontro, celebrando e lembrando o DNJ deste ano de 2009 que tem como tema: "Juventude em marcha contra a violência" e lema: "Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida".

O Encontrão foi animado pelo ministério de música da Pj e também pelas dinâmicas, que fizeram aumentar o entrosamento entre os jovens de grupos diferentes. O Momento de louvor foi marcante, foi onde todos puderam ficar em sintônia com Deus e colocar as suas orações a ele.

Um dos momentos mais fortes do encontro foi na exibição do vídeo produzido durante o retiro de Agosto, foi a primeira vez em que o vídeo foi exibido para todos da Pj.