Depoimento de uma Jovem

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Meu Nome é Luenice Reis, nasci em 17 de Fevereiro de 1989, e faço parte da PJ, integrando o Grupo Obra Nova.
.
Entrei no movimento Juvenil Obra Nova quando foi permitida a implantação de grupos de jovens na paróquia. Eu estava afastada da igreja por não poder mais participar do grupo de Acólitos e o Obra Nova me fez retornar à igreja, participar das missas, festividades e isso ajudou na minha relação com as pessoas, pois aprendo a conviver com o próximo e gostar um pouco mais de crianças, porque fazemos trabalhos com a Pastoral da Criança.
.
Tive oportunidade de ensinar um pouco do que sei nas aulas de reforço escolar, na comunidade Santa Maria. Conheci melhor como é a realidade das crianças que são portadoras de Cancêr. Esses e outros trabalhos que realizamos são muito importantes para que os jovens tenham consciência, responsabilidade social, respeito e solidariedade com o próximo.
.
O grupo representa muito para mim, todas as pessoas são especiais e é muito difícil acontecer desentendimentos entre os integrantes. Ninguém quer ser melhor que ninguém, somos todos irmão e unidos.
o Grupo Obra Nova sempre vai ser uma família que estará de braços abertos para me acolher quando precisar e eu sei que posso contar com os meus amigos.
.
Por Luenice Reis - Integrante do Grupo Obra Nova
_______________________________________________________________
Quer ver o seu depoimento sobre o seu grupo publicado aqui, é fáci, envie o seu e-mail para: pastoraldajuventude.tf@gmail.com ou harrisonjose@hotmail.com
_____________________________________________________________________

2010 é proclamado Ano Internacional da Juventude pela ONU

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A partir de 12 de agosto de 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano Internacional da Juventude, buscando impulsionar a participação plena e efetiva dos jovens em todos os aspectos da sociedade.

Essa decisão foi tomada pela Assembléia Geral da ONU em uma resolução que convoca governos, instituições, comunidades e indivíduos de todo o mundo para respaldar as atividades que serão desenvolvidas em nível local e internacional neste sentido.
O tema do Ano Internacional da Juventude será ‘Diálogo e entendimento mútuo’ com a finalidade de promover a prática desses conceitos, os ideais de paz, respeito aos direitos humanos, às liberdades e à solidariedade.

As ações deste evento culminarão a realização dos Jogos Olímpicos da Juventude que acontecerão em Cingapura de 14 a 26 de agosto.
Haverá também o Quinto Congresso Mundial de Juventudes (Istambul) e uma Conferência Mundial da Juventude (México), ambas em agosto para tentar analisar o papel dos jovens na construção do desenvolvimento sustentável e dos Objetivos do Milênio estipulados pela ONU.

Fonte: Agência Bolivariana de Notícias

REUNIÃO ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DA JUVENTUDE

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009



No dia 19 de dezembro será realizado a Reunião Arquidiocesana da Pastoral da Juventude. A atividade, tem como propósito reunir coordenadores e assessores da PJ nas Paróquias e Regiões Episcopais na construção da 4ª RAPJA (4ª Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude Arquidiocesana).

No encerramento teremos a Celebração do Ofício da Juventude, pelas atividades realizadas, seguido de confraternização partilhada entre as/os participantes.

AGENDE-SE:
REUNIÃO ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DA JUVENTUDE
19 de Dezembro - 14hs. - Cúria Arquidiocesana
Av. Governador José Malcher, 915 - Nazaré.

OBS: No término faremos nossa confraternização. Se possível, levar algo para partilhar no final.

UM JOVEM DESAPARECE A CADA 6 HORAS

O drama social do desaparecimento de crianças e adolescentes, que leva à angustia milhares de famílias por não obterem respostas sobre o paradeiro dos seus parentes, têm características muito particulares no Pará. A maioria dos registros de desaparecimento na Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) da Polícia Civil do Estado revela que na maioria dos casos são adolescentes, na faixa-etária dos 12 aos 18 anos incompletos, que fogem de casa por conflitos com os pais. As principais ocorrências estão relacionadas a fugas em razão da família não aceitar, principalmente, o namoro ou a orientação sexual do adolescente.

O número de casos é bastante elevado. O LIBERAL teve acesso aos dados encaminhados pelo Data à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes da Câmara dos Deputados, que indicam 1.759 registros de desaparecimento de jovens, no período entre janeiro de 2005 a setembro de 2009. O índice se refere aos casos apontados somente na Região Metropolitana de Belém (RMB). Segundo o Data, não chegam à divisão às ocorrências dos outros municípios do Estado. No entanto, estima-se que o número de casos de jovens desaparecidos em todo o território paraense é três vezes superior ao número apontado na capital.

'O Pará é gigante, calculo que o número real de registros seja três vezes maior do que os que passam aqui pela região metropolitana. Por serem muito longe, as delegacias dos municípios resolvem os casos por lá e não comunicam aqui na capital. Mas ajudaria muito na nossa investigação se os casos fossem centralizados', afirma o investigador Edivaldo Alves do Carmo, coordenador do Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

Fonte: Portal ORM

A Família JAVE

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quando se fala de Teatro, podemos dizer que a PJ está muito bem servida. Temos o Grupo de Teatro JAVE da comunidade Stª Maria. O pessoal de lá tem a arte no sangue, ao menos, é isso que els mostram nesse vídeo, expondo todo o lado criativo e alegre do grupo.

Irmã Dorothy Vive

domingo, 6 de dezembro de 2009

Por: Eraldo Paulino

Dia 12 de fevereiro de 2005, uma senhora que não só nunca fez mal a ninguém, mas dedicou toda a sua vida em prol da promoção de vidas humanas excluídas do direito a viver dingamente, foi brutalmente assassinada. Vitima da falta da presença do Estado para resolver as questões agrárias na Amazônia e no Brasil, Dorothy tombou na terra que tanto defendeu ser de todos/as, para ser usada de forma sustentável, responsável e democraticamente.

Dia 10 de dezembro de 2004 Irmã Drothy recebeu o Prêmio "José Carlos Castro",criado pela OAB para homenagear os defensores dos direitos humanos no Estado do Pará.

Dia 10 de dezembro de 2009 o assassino confesso de Irmã Dorothy será julgado em Belém.

Condenar um assassino mandado é uma questão de justiça. Mas a paz no campo só será garantida quando houver um processo sério de reforma agrária nesse país.

Mudar os paradigmas do desenvolvimento da Amazônia, de um modelo efêmero e e predatório para um modelo sustentável e longínquo não será uma tarefa fácil. Enquanto hipocritamente os governos capitalistas mundiais discutem redução de emissão de gazes, vidas como as da Ir. Dorothy sangram na floresta por não esperarem que essa mudança caia do céu, ou de um gabinete.

A arma que matou Ir. Dorothy foi disparada pelo pistoleiro Raifran das Neves, mas por trás deste infeliz, está a quadrilha dos grileiros, o agro-negócio e os madeireiros que destroem a biodiversidade e a cultura da amazônia em detrimento da monocultura e da maximização inconsequente dos lucros.

Enquanto existir o sonho de uma Amazônia verdadeiramente livre das garras dos gananciosos, Ir. Dorothy viverá.
____________________________________________________________________
No dia do julgamento (10/12), será realizada uma celebração ecumênica organizada pelo Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs, Comitê Dorothy e outras organizações. O horário previsto para o início da celebração é 07h30m, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, na Praça Filipe Patroni, Cidade Velha. Após celebração haverá ato político e artístico.
Convocamos toda a juventude comprometida com a vida a participar!
.
.

Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJR, PJMP) divulgam temas e lemas das Atividades Permanentes de 2010

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

As Atividades Permanentes são parte da ação evangelizadora do conjunto das PJ´s. Possuem caráter ecumênico e missionário e pretendem ser parte de processos de mobilização e nucleação de grupos juvenis nos diversos espaços eclesiais, escolares e populares. As Atividades Permanentes dialogam sempre com o tema da Campanha da Fraternidade, privilegiando a ligação orgânica da ação das Pastorais da Juventude com o caminho das reflexões da Igreja no Brasil e aprofundando o tema a partir da perspectiva juvenil.

Em 2010, as Pastorais da Juventude propõe que as Atividades Permanentes desdobrem o desafiante tema da CF, Economia e Vida; dialoguem com a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de Jovens e também com o jubileu de 25 anos da celebração do Dia Nacional da Juventude.

Abaixo, confira os temas das Atividades Permanentes 2010 e suas datas. Agende e prepare-se com seu grupo para fazê-las acontecer.

Semana da Cidadania
Eixo temático: Trabalho
Tema: Trabalho para a vida e não para a morte
Lema: Juventude: suando e sonhando, em marcha contra a violência
Referencial teológico: “Venham trabalhar na minha vinha, dilatar meu Reino entre as nações” (Mateus, 20)

A Semana da Cidadania propõe o tema do trabalho, tão presente no mundo juvenil. A partir do tema da CF, a SdC inspira os grupos a refletirem o trabalho como modo de construção de sua identidade e produção de sentidos para a vida. Ao mesmo tempo problematizar a mercantilização da pessoa e de sua força criadora no sistema econômico vigente, provocando-nos a pensar em novas formas solidárias de trabalho.

Semana do Estudante
Eixo temático: Cultura
Tema: Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos
Lema: Juventude, muitas caras, muitas cores em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Na comunidade, partilhavam tudo entre si” (Atos dos Apóstolos, 2)

A Semana do Estudante traz um tema também muito próximo da realidade juvenil. Aprofundar o tema da cultura vai possibilitar aos grupos juvenis refletir o espaço comunitário, a beleza e o respeito à diversidade, o valor das culturas locais e do diferente. Enfim, a resistência e a memória, nossa terra, nossa história, nossos sonhos. A SdE continua dialogando com a CF e com a Campanha contra o Extermínio de jovens, por uma cultura da vida.

Dia Nacional da Juventude
Eixo temático: Jubileu 25 anos
Tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história
Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre, na terra onde você está” (Deuteronômio 15)

O Dia Nacional da Juventude 2010 será tempo de dar graças pelos 25 anos, fazendo memória do tempo passado e projetando passos e sonhos para o futuro! Jubileu é tempo de revisar as dívidas, de dar a liberdade! O DNJ nos convida a refletir quais dívidas sociais o Brasil tem com a juventude? Vamos saná-las para um tempo de liberdade e vida?Jubileu também é tempo de organizar a “casa”. O que está acontecendo com a nossa “casa” (sociedade)? Que “casa” nós queremos para os próximos 25 anos? Muitas proposições que vamos poder aprofundar no DNJ.

As três Atividades Permanentes compõem um processo. Os temas propostos querem ajudar os grupos jovens a viver esse caminho refletindo as dívidas sociais com a juventude, o chão que pisamos, suas marcas e cores para celebrar, sonhar e participar da construção de um tempo de justiça, tempo de Reino. As Atividades deste ano querem também fortalecer a Campanha contra a violência e o extermínio de jovens, convidando a juventude para ir em marcha por outro mundo possível.


PJs se preparam para lançamento da Campanha contra o Extermínio de Jovens

sábado, 28 de novembro de 2009


As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), reunidas na 15ª Assembleia Nacional, em 2008, assumiram como bandeira de luta a defesa da vida da juventude, atitude que vem culminar na Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2009, no Encontro Nacional de Fé e Política, em Ipatinga (MG), haverá o lançamento oficial desta Campanha.

Está em fase de elaboração o texto–base para estudo, o site nacional da Campanha contra o Extermínio de Jovens, a arte para ser trabalhada em cartazes e folders e a grande marcha nacional em 2011 que visa ampliar a participação dos jovens das pastorais da juventude e parceiros.

Estima-se que no período de 2006 a 2012 serão totalizadas 33 mil mortes de jovens por assassinato, de acordo com dados de uma pesquisa sobre violência contra adolescentes publicada em 21/07/09 pelo Observatório de Favelas.

Arquidiocese de Belém celebra Dia Nacional da Juventude

No mês de outubro, em Belém do Pará, além do tradicional Círio de Nazaré, a Pastoral da Juventude Arquidiocesana (PJA), juntamente com outras organizações realizaram atividades em celebração ao Dia Nacional da Juventude (DNJ) que acontece anualmente nas cidades brasileiras. Com o tema “Contra o extermínio da Juventude. Na luta pela Vida” e lema “Juventude em Marcha contra a violência”, a semana iniciou com o Seminário que tratou sobre a violência e o extermínio de adolescentes e jovens. Dentro do que foi abordado, um dos grandes fatores que contribuem para esta problemática na Região Metropolitana de Belém, é a carência de políticas públicas voltadas especificamente ao segmento juvenil. Além disso, o Pará hoje conta com um grande número de jovens encarcerados e vítimas da violência, tendo destaque a população juvenil negra e empobrecida.

No Seminário também realizou-se um chamado às organizações ali presentes para somar esforços na Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio da Juventude, proposto pelas
Pastorais de Juventude do Brasil. A Campanha quer mobilizar a juventude e a sociedade em geral a refletir, propor e desenvolver ações que possam ir em defesa dos direitos e a vida das/dos jovens.

Durante a semana, diversas Paróquia realizaram atividades nos
bairros, como cine-fóruns, caminhadas, celebrações e outras. No encerramento das atividades, realizou-se um grande show na Concha acústica do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), com a animação das bandas Suzana Flag e Francis Martes. Este momento também contou com a presença das/dos jovens da PJ e do Movimento Pela Vida (MOVIDA). A atividade também proporcionou diversos momentos de intervenção referentes ao tema.
FONTE: Blog da PJA

Rosa de Saron em Belém - Especial Banda Kirius

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Matéria realizada durante o show da banda católica Rosa de Saron, em belém. Os nossos personagens foram os jovens da banda kirius que conseguiram realizar um sonho, o de abrir o show da banda que eles sempre admiraram.

JOVENS NO CÍRIO - Outro Ohar

Vídeo produzido para a TV BRSAIL sobre um outro olhar do Círio de Nazaré. O Olhar dos jovens.

Nazaré Fest incentiva jovens talentos

sábado, 21 de novembro de 2009

Despertar e incentivar a apresentação de trabalhos artísticos e religiosos de jovens, expressos através da música, teatro, dança e outras modalidades artísticas. Este é o objetivo do “I Nazaré Fest” promovido pela Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e pela comunidade Juventude Zaccariana – pertencente à Basílica. O festival é inédito, sem fins lucrativos, e acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na Praça Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo o responsável pelo festival, Padre Benedito Moura, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar a vida dos jovens que frequentam a Praça Santuário e promover um ambiente saudável, por meio da evangelização. “Diariamente, a praça tem sido palco de uso de drogas, exploração sexual e até
confronto de grupos rivais. Através dessa oportunidade pretendemos mostrar e oferecer mais uma chance para os novos talentos despertados pela fé dentro da nossa Arquidiocese”, explica.

Padre Benedito informa que a proposta é que o Nazaré Fest atue como um incentivo de reforma para que os participantes não desanimem diante das dificuldades do dia a dia, seja na vida social ou religiosa. “Essa é a oportunidade para mostrar a ação dos grupos, movimentos, comunidades como agentes de transformação.

Momento que o jovem poderá atuar como incentivador e evangelizador de outros jovens, tornando-se protagonista e construtor da sociedade, da igreja e do ambiente em que vive”, afirma o sacerdote. O evento conta com o apoio da diretoria da Festa de Nazaré.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL:
Sexta-Feira: (20/11)
16h - Abertura do festival, com o início das apresentações.
19h - Show - Pregação do Cantor Cosme.

Sábado (21/11)
18h às 22h - Apresentação dos Talentos, teatro, musica dança, exposição nos stands.

Domingo (22/11)
19h - Apresentação de talentos e musica.
20h30 - Show DDD.

Dia da Consciência Negra

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A Juventude quer viver!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

10 motivos para dizer "Não" à redução da maioridade penal:

01. Porque a desigualdade social é uma das causas principais da violência.
02. Porque o dia-a-dia dos/as adolescentes e jovens está marcado pela violência da prostituição, do crime e do tráfico de drogas e com o agravante da ausência de perspectiva de renda decente, num país que não sabe o que é crescimento econômico sustentado nos últimos 25 anos.
03. Porque ainda são poucas as iniciativas do Poder Público, das Instituições e da sociedade na proposição e execução das Políticas Públicas para a Juventude.
04. Porque sem a elevação urgente e necessária da escolaridade dos/as jovens empobrecidos, o Brasil não restabelece o diálogo com o futuro, posto que somente um em cada dois jovens estuda atualmente no país.
05. Porque o Estado prioriza a política do endividamento, ao invés das políticas sociais, provocando a migração dos jovens para outros países, o desemprego e a descrença no futuro.
06. Porque o sistema penitenciário brasileiro não tem cumprido sua função social de controle, reinserção e reeducação dos agentes da violência, ao contrário, tem demonstrado ser uma escola do crime.
07. Porque nenhum tipo de experiência na dadeia pode contribuir para o processo de reeducação e reintegração dos jovens na sociedade.
08. Porque os crimes cometidos por adolescentes não atingem 10% dp total dos crimes praticados no Brasil.
09. Porque já existem penas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a aplicação de medidas sócioeducativas.
10. Porque os adolescentes e jovens precisam ser reconhecidos/as como sujeitos desta sociedade e, portanto, merecem cuidado, acolhida, respeito e, principalmente, oportunidades.

Somos convidados/as a não repetir o discurso da elite, transmitido pelos Meios de Comunicação Social e outros grupos, e a dizer não e esta lógica perversa sem fim. agora é 16 anos, amanhã será 14, depois quem sabe... Nossa resposta é a organização de uuma sociedade sustentável em que a vida de todos/as esteja em primeiro lugar.

Fonte:
CAJU - Casa da JuventudeInstituto de Formação, Assessoria e Pesquisa sobre Juventude
http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=1356&Itemid=0

Cristo dance na Comunidade Sto Agostinho

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O que normalmente faz a maioria dos jovens num Final de Semana à noite?
A reposta é unânime:
Cair na “balada”.

Isso não é diferente com os jovens católicos(cantar e dançar, enfim, curtir pra valer), mas com um detalhe, estar reunido para louvar a Deus.
Com essa motivação que a "Juventude Renovada", da Comunidade Sto Agostinho, da Paróquia São Domingos de Gusmão realiza o Cristo Dance.


VoCê não pode ficar fora dessa!

Convites antecipados- R$ 3,00

8195-8503 ou 3253-3832 (Fredson).


Dia 15 de Novembro- das 18 horas às 22h30

Com a agitação dos Djs André (Preto tipo A) e Danilo a noite toda
e a presença da banda:

ÊXODO

Endereço: Av. Celso Malcher, Pass Cabral, Comunidade Sto Agostinho - Terra Firme


Ingressos à venda na SALA DO DÍZIMO da Paróquia São Domingos de Gusmão.
Vendas também na COMUNIDADE SANTO AGOSTINHO

Incendeie você também o seu coração com Jesus!

A vida de um PJoteiro

domingo, 8 de novembro de 2009

Galera esse vídeo é muito bom, muito bom mesmo!

Sem dúvida eles conseguiram retratar muito bem a vida de muitos pejoteir@s nessa musiquinha, que com certeza, todo mundo que assistir vai confirmar com a cabeça e dar muita risada!!!!




amigão vou te contar a vida de um pjoteiro
o bicho sofre muito o dia inteiro
de dinheiro é apertado
chega sempre atrasado
e a maioria deles é roqueiro

na semana acorda cedo
É esmagado no busão
mas mesmo assim mantém o sorrisão
na sexta feira dorme tarde preparando a oração
mas mesmo assim mantém o sorrisão..

chegou fim de semana todos querem diversão
lá vai o pjoteiro pra reunião
ele larga a novela, silvio santos e faustão
pra não chegar atrasado na reunião
toma chuva e friagem, no calor insolação
só para não faltar... na reunião.
ele deixa à namorada e o jogo do timão,
mas esqueceu a ata da reunião...

finalmente é domingo que é dia de descansar...
mas não pro pjoteiro que... vai trabalhar
tem a missa e o grupo... fulano pra ligar...
e o teatro da paixão pra ensaiar...
organiza o evento ai meu deus que confusão.
prepara o cartaz com o padre sai na mão
quando chega o fim do dia deita lá no sofá são
mas toca o telefone e...
alô ta lembrado da reunião?

no retiro pão com molho
com bla bla bla não prega o olho
mas mesmo assim adoro essa missão
bater palmas, dar risada, cantar aquela canção
por isso nunca esqueço meu violão
a galera animada a juventude em mutirão
caminhando e cantando todos num mesmo refrão...
e é por crer na juventude
e no seu potencial


Grupo Adonai promoverá missa e café da manhã para Idosos e enfermos

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

No próximo Sábado, 07, o Grupo Adonai realizará uma missa para os idosos e doentes, na igreja matriz. A missa começa as 9h00, após o término da missa, as 10h00, haverá, na quadra paroquial, o café da manhã destinado aos enfermos e idosos.
.
Quem estiver interessado em levar seu parente, vizinho, amigo ou alguém idoso ou doente que esteja com dificuldade de locomover-se até a igreja, poderá solicitar transporte entrando em contato pelos telefones: 8262 0862 ou 3253 2096 (Cássio Quaresma).
.
O evento tem a realização do Grupo Adonai com o apoio da Pastoral da Juventude.

terça-feira, 3 de novembro de 2009


I Jogos Internos da Pastoral da Juventude 2009

Data: 14 e 15 de novembro de 2009:

- 14 de novembro de 2009, Sábado: primeiro dia dos jogos;
- 15 de novembro de 2009, domingo: segundo dia dos jogos.

Local:
- UFRA.

Idade mínima:
- 15 anos.

Valor da inscrição:
- Doação de alimentos não perecíveis.

Inscrições:
- As inscrições devem ser feitas com os coordenadores de grupos, procure o coordenador do seu grupo para fazer as inscrições.
- As inscrições vão até dia 5 de novembro de 2009, quinta-feira.
- Desculpem a proximidade entre o aviso e a data do evento. Mas não deixe de participar!

Modalidades:
- Futsal masculino e feminino
- Vôlei masculino e feminino
- Natação
- Maratona

Observação: doação de alimentos por equipe a cada inscrição:
- Futsal = 10Kg por equipe
- Vôlei = 8Kg por equipe
- Natação = 2Kg por participante
- Maratona = 2Kg por participante


Qualquer mudança estaremos comunicando por aqui.
Qualquer dúvida pode postar na página de comentários do blog ou de recados do orkut, ou então, entrar em contato com um coordenador de grupo.

Inscreva-se já! E Participe!
Com a sua doação estaremos ajudando o Banco de Alimentos da paróquia, que atente a muitas famílias carentes do nosso bairro.

Comunidade Dom Guido em Festividade

Paróquia São Domingos de Gusmão
Comunidade Dom Guido
Festividade 2009

Data: de 3 a 8 de novembro de 2009

Tema: Com Dom Guido, Missionários da Justiça e da Paz!

PROGRAMAÇÃO

Dias: 03, 04 e 05/11 (Triduo em honra a Dom Guido) 19:00h

Sexta - 06/11 (Noite Missionária)
- 18:15h - Terço
- 19:00h - Missa (Missionários)
- 20:00h - Show (Polo São Pedro e Shalon)

Sábado - 07/11 (Noite da Juventude)
- 18:15h - Terço
- 19:00h - Missa (Servos)
- 20:00h - Show (Kirius)

Domingo - 08/11 (Noite das Comunidades)
- 08:30h - Culto das Crianças
- 09:30h - Manhã alegre (Juventude/Pastoral da Criança)
- 18:15h - Terço
- 19:00h - Missa (Erick & Priscila)
- 20:00h - Show (Êxodo)
- 21:45h - Fogos

Participe conosco dessa grande festa em honra ao Bem Aventurado Guido Maria Monforti!

Primeiro Encontrão da PJ celebra o DNJ

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Pastoral da Juventude realizou, no dia 25 de Outubro, um encontrão para os seus grupos de jovens. O evento aconteceu na Comunidade Santa Maria de Belém e contou com a participação de mais de 50 jovens que fizeram um bonito e animado encontro, celebrando e lembrando o DNJ deste ano de 2009 que tem como tema: "Juventude em marcha contra a violência" e lema: "Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida".

O Encontrão foi animado pelo ministério de música da Pj e também pelas dinâmicas, que fizeram aumentar o entrosamento entre os jovens de grupos diferentes. O Momento de louvor foi marcante, foi onde todos puderam ficar em sintônia com Deus e colocar as suas orações a ele.

Um dos momentos mais fortes do encontro foi na exibição do vídeo produzido durante o retiro de Agosto, foi a primeira vez em que o vídeo foi exibido para todos da Pj.


Banda Kirius em ensaio pro show do Rosa de Saron

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Banda Kirius, da Paróquia de São Domingos de Gusmão vai abrir o show da banda Católica Rosa de Saron, no dia 30, em Belém.Entre 15 Bandas a Kirius foi escolhida.
Com um repertório todo autoral a banda está preparando uma festa para todos os fãs do Rosa de Saron que vão estar no Cidade Folia, mas pra isso os ensaios não param. O Vamo que Vamo acompanhou um dia de ensaio da banda e registrou um desafio interessante que a Banda Kirius fez para o Rosa de Saron. Acompanhe.

PJ participa da Romaria da Juventude

quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Os jovens da Paróquia de São Domingos de Gusmão se uniram a milhares de jovens da arquidiocese de Belém, no último sábado, 24, para realizarem a Romaria da Juventude.

A Romaria da Juventude surgiu em 2001. Ela é, geralmente, realizada na tarde do sábado posterior ao Círio. Essa é a vez dos jovens homenagearem a Virgem de Nazaré. A procissão é animada por um Trio Elétrico. Este é o momento em que várias comunidades jovens se encontram, fazendo da Romaria da Juventude uma das mais animadas. A organização desta procissão é feita pela Basílica Santuário de Nazaré e Catequeses das Paróquias. A Romaria da Juventude é considerada uma forma de integrar todas as paróquias em torno da realização da festa.

Participe das Atividades do Dia Nacional da Juventude

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Na tentativa de ampliar a participação e mobilização da Juventude da Região Metropolitana, a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém - PJA, em parceria com várias organizações da sociedade civil e do poder público realizará atividades em celebração ao Dia Nacional da Juventude.

As atividades objetivam motivar os/as jovens dos grupos ligados à PJ e aos demais segmentos juvenis sociais e eclesiais de Belém a mobilizar-se em luta no combate a violência e o extermínio da juventude e na promoção da Cultura de Paz.

Confira:
SEMINÁRIO: “CONTRA O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE. NA LUTA PELA VIDA”
Data: 24 de Outubro de 2009.
Horário: 09 às 15hs.
Local: Fundação Curro Velho.
End.: Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo.
Como chegar: Descer na Av. Pedro Álvares Cabral, próximo a Djalma Dutra.

INSCRIÇÕES "ON-LINE" - CLIQUE AQUI!

MARCHA E ATO SHOW CULTURAL "A JUVENTUDE QUER VIVER"
Data: 31 de Outubro de 2009.
Concentração às 16h. no Ginásio Abacatão, rumo à Praça da Bíblia
Local: Av. Arterial 18, Cidade Nova 08 (Ananindeua/Pa).

Também haverá atividades autogestinadas em algumas Paróquias, bairros e/ou comunidades.

Contamos com a parceria de:
CAIC - Conselho Amazônico das Igrejas Cristãs;
Jesuítas - Centro de Evangelização Santo Inácio de Loyola;
JCSP - Juventude Cabocla Socialista do Pará;
PJM - Pastoral da Juventude Marista;
UNICEF - Rede Vitória Régia;
UNIPOP - Instituto Universidade Popular
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANANINDEUA
SEJUDH
- Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Cordenadoria de Juventude);
SECULT - Fundação Curro Velho (Diretoria de Extensão);
Clique para ampliar o cartaz

Retiro da PJ - Terra Firme ( Parte 1/3)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Paróquia de São Domingos de Gusmão realizou nos dias 21, 22 e 23 de Agosto, um retiro para os seus grupos de jovens. O evento aconteceu no "Retiro Preciosino" em Ananideua e contou com a participação de 100 jovens das 6 comunidades da paróquia, com o objetivo de ampliar a formação pastoral dos jovens e a reestruturação da Pastoral da Juventude que, até então, estava desarticulada.

Retiro da PJ - Terra Firme (parte 2/3)

Sem dúvida foram dias especiais para todos que participaram, foram momentos para fortalecimento dos laços de união entre jovens de grupos diferentes ou cominidades, onde o que ficou de aprendizagem foi a vivência em fraternidade, a amizade e os laços de união em prol de uma juventude mais ativa.

Retiro da PJ - Terra Firme (Parte 3/3)

O último dia do encontro foi direcionado para a escolha da nova coordenação da PJ paroquial, que foi dividida em Grupos de Trabalho. Tendo como Coordenação geral o casal Valmir Melo e Ielres Costa.
Ao encerrar as atividades no "Retiro Preciosino" os jovens se direcionaram até a Paróquia, na Terra Firme, onde fizeram o encerramanto com a celebração da Eucaristia, momento em que a nova coordenação da PJ foi apresentada à comunidade. A celebração foi presidida pelo Pe. José Maria. Toda a comunidade se fez presente, servindo como incentivo dos jovens na caminhada.

Retiro da PJ - Terra Firme (Clipe de Fotos)

Que bom te ter aqui comigo, pra conversar e te conhecer. Entra na roda e vem comigo, só é feliz que tem amigos. Aproveitar esse momento lindo, cantar, sorrir, fazer amigos, celebrando a Deus que nos uniu, como foi bom te conhecer. Que bom te conhecer pra mim foi um prazer, viver em comunhão. Amigos mais chegados que irmãos.

Grupos Obra Nova e Adonai alegram o dia das crianças em Abrigo

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O dia das Crianças foi especial para as Crianças atendidas pela Casa Menino Jesus III, em Belém. Os grupos de Jovens Obra Nova e Adonai realizaram uma visita muito divertida com jogos, músicas e brinadeiras para as crianças. A atividade já acontecia desde de 2007 iniciado com o Grupo Obra Nova, mas esse ano contou com a participação especial do Grupo Adonai.
.









Os jovens fizeram jogo de futebel, pega vareta, dama, brincadeira de roda, músicas e pintura, foi uma experiência inesquecível para os jovens, pois ali eles puderam vivenciar uma coisa chamada solidariedade ( amor ao próximo). A resposta vinha no sorriso de cada criança.












A casa menino Jesus III é uma instituição filantrópica que abriga crianças portadoras de câncer, coração e doenças renais que vem do interior do estado para tratamento em Belém.
Informações: 3259 0525

Três séculos de fé na virgem de Nazaré

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Há quase três séculos, uma multidão de católicos preenche cada centímetro das ruas de Belém do Pará na maior procissão religiosa do Brasil e uma das maiores romarias do mundo: o Círio de Nazaré.

Uma das maiores do Brasil, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, considerado o "Natal dos paraenses", é realizado no segundo domingo de outubro, quando acontece, pela manhã, a procissão principal.

PJ celebra missa na Terra Firme

sexta-feira, 2 de outubro de 2009


Foi com muita alegria e fé que a Pastoral da Juventude da paróquia de são Domingos de Gusmão, na Terra Firme, celebrou no Domingo, 27, a missa da juventude. Representantes dos 12 grupos de jovens da paróquia estavam presentes e ofereceram à comunidade uma celebração diferente do tradicional.

A missa foi a primeira que a Pj assumiu após ter sido reestruturada, e não deixou nada a desejar. Músicas, coreografias e encenações foram destaque fazendo ressaltar na assembleia um ardor juvenil.

Um dos momentos mais bonitos foi na entrada da Bíblia, onde com velas e a coreografia de duas jovens o livro sagrado foi levado até as mãos do padre José Maria dos Santos, presidente da celebração.








No final como não podia faltar teve um momento de louvor animado, principalmente, pela música que já se tornou um hino dessa nova fase da PJ, a "dança do peixinho".







.
A missa foi uma preparação da juventude para o Círio de Nazaré que acontece sempre em Outubro na nossa cidade, Belém.

Comemoração de Aniversário do padre José.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Na última quarta-feira, 23, o nosso vigário paroquial, de São Domingos de Gusmão, Padre José maria dos Santos, fez aniversário. É com muito carinho que nós, da PJ, saudamos o nosso vigário desejando-lhe muitas bençãos, saúde e felicidade a ele que tanto tem ajudado a Juventude da Paróquia, sem deixar de falar no apoio dado por ele na estruturação da PJ.

Mas a festa começou antes, no domingo antecedente ao aniversário do padre aconteceu um almoço comemorativo na casa paroquial, especialmente para a coordenação da Pj e de grupos componentes.

A Festa foi boa, com um almoço muito bem preparado com direito a feijoada completa e até sobremesa, sem contar o cafezinho com biscoitos.

Também foi um dia especial, onde podemos, junto com o Padre José, apreciar um momento de confraternização. Serviu para aproximar ainda mais os jovens com os jovens e os jovens com o padre.

Esperamos que mais momentos como este se repitam. Ao padre José muitos anos de vida e que Deus cada vez mais o faça perseverar em sua fé e o dê forças para continuar em sua missão.





OBRIGADO PADRE JOSÉ!

Aviso Importante

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Nessa Quarta-Feira, 23, haverá a missa de aniversário do nosso vigário paroquial, padre José Maria Costa,
.
.
a celebração acontecerá na igreja Matriz às 19h00.
.
.
Toda a Juventude está convidada a participar.
.
.
NÃO FALTE!!

Reunião Arquidiocesana da PJ reúne Pjoteiros/as em Belém

sábado, 19 de setembro de 2009

A Pastoral da Juventude da Arquidiocesana - PJA, esteve reunida no dia 12 de setembro, contando com a participação das lideranças da PJ nas Paróquias e Regiões Episcopais da Região Metropolitana de Belém, além da representação arquidiocesana na PJ/Norte 2.

Dentre os assuntos de pauta, tratou-se sobre Reunião Ampliada da PJ do Regional Norte 2 e o Encontro da área I que compõe além da Arquidiocese de Belém as dioceses e prelazias do Marajó, Bragança, Abaetetuba e Castanhal (que está atualmente sem articulação de PJ). Também, foi comunicado a entrada da nova secretária da PJ no Regional, oriunda da PJ de Belém, Izabela Bentes (ex-secretária da PJA).

Na seqüência, avaliou-se a caminhada da PJ na Arquidiocese, ficando também a encaminhar um instrumental de avaliação para as Paróquias. Viu-se o calendário, onde a proposta do Retiro Arquidiocesano (que seria realizado dias 18 e 19 de setembro) foi adaptada em outro formato ficando para o dia 27/09, a partir da Espiritualidade Inaciana, para 20 a 25 pessoas. Este será em parceria com o Centro de Evangelização Santo Inácio de Loyola, dos jesuítas.

Também foi abordado a construção das Escolas de Lideranças Juvenis (14 e 15/11 – São João Batista e Santa Cruz / 21 e 22/11 – Santana e Santa Maria Goretti), onde as Paróquias das respectivas regiões e interessadas/os, estão a reunir para preparar esta atividade.


DNJ 2009 - Tratando sobre o Dia Nacional da Juventude - DNJ, deliberou-se realizar no dia 24/10 um Seminário, 25/10 atividades nas Paróquias/Regiões e no dia 31/10 um Ato-show, proposto a ocorrer no bairro da Guanabara em Ananindeua. Nisto, terá uma reunião específica sobre o DNJ 2009, no dia 19/09 às 08h30min na sala da PJA (Cúria Arquidiocesana).

ECUMENISMO - O CAIC - Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs, convida a PJA para compor a entidade. Em abril de 2010, 0 CAIC pretende realizar um Retiro para Juventude das Igrejas cristãs. Nisto, haverá uma reunião no dia 19/09 de 09h. às 12h. na casa do Pe. João Maria (ao lado da CNBB).

Antes do término, avaliou-se a necessidade de se ter alguém de referência na secretaria, visto a vacância de Izabela pelo seu serviço assumido na secretaria da PJ/N2. Nisto, a assessoria indicou, sendo aclamado Eduardo Soares para assumir esta função até a próxima Reunião Ampliada.

Destacamos também visita do ex-secretário executivo da PJA, Rodolfo Silva e presença do seminarista Silas,sj. coordenador do Centro de Evangelização Santo Inácio de Loyola.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pessoal!! nesse link tem muito
material, tem músicas da pj em mp3 para baixar,

cifras, textos, orações, muitas dinâmicas!!

baixem em seus computadores

qualquer dificuldade entrem em contato abraço carinhoso!!


Materiais para baixar

Igreja Católica dos EUA promove Camapanha Publicitária


Vídeo da Campanha Publicitária encomendada pela Igreja católica do estado de Phoenix, nos EUA, com o objetivo de reconquistar pessoas que abandonaram a igreja. O filme mostra alguns dos grandes feitos da instituição em mais de 2000 anos de história, o vídeo conseguiu mostrar de forma moderna algo que é cheio de história e tradição.

Na primeira semana de exibição do vídeo, segundo pesquisas, houve um aumento em média de 10% dos fiéis naquela região.

Acompanhe no youtube


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

FÓRUM DOS MOVIMENTOS E SERVIÇOS ECLESIAIS DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ANOTE EM SUA AGENDA – COMPAREÇA

CURSO LIVRE DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS com Elton Galdino - 03, 04, 17, 18, 24 e 25 de outubro 07 e 08 de novembro de 2009, das 8h30 às 12h30 – no CCFC.

VIVENDO - O CÍRIO – retiro para jovens e universitários – 27 de setembro de 2009 – das 8h30 às 19h – no CCFC

MISSA DO CÍRIO UNIVERSITÁRIO - 15 DE OUTUBRO DE 2009 – ÀS 19H30 – NA PRAÇA SANTUÁRIO

TOMAS DE AQUINO – CURSO LIVRE DE FILOSOFIA - 19 e 20 de setembro – 17 e 18 de outubro – 14 e 15 de novembro de 2009, das 8h30 às 12h30 no CCFC

CCFC: Centro de Cultura e Formação Cristã – BR 316 – Km6 s/n – Ananindeua – PA – (91) 4009-1550 / WWW.ccfc.com.br
ENTRADA FRANCA -VAMOS PARTICIPAR!

UEPA inicia prazo de inscrições para PRISE e PROSEL 2010

As inscrições para os Processos Seletivos 2010 da Universidade do Estado do Pará (UEPA) começaram nesta terça-feira, dia 1º de setembro, pelo site www.prodepa.psi.br/uepa/vest. Os editais do Prosel e do Prise foram no dia 31 de agosto, no Diário Oficial. Neste ano, serão ofertadas 2.536 vagas, distribuídas entre os 19 cursos de graduação da universidade nos cinco campi da capital e nos 15 núcleos do interior, nas áreas de educação, saúde e tecnologia.

Os Processos Seletivos 2010 já contemplam os novos cursos da UEPA, de Licenciatura em Filosofia, Geografia e Letras – Habilitação em Língua Estrangeira, além do recém-adquirido campus de Castanhal, que terá os cursos de Engenharia de Produção e Licenciatura em Ciências Naturais – Habilitação em Física. O novo campus, localizado na Região de Integração do Guamá, dará apoio aos demais campi da universidade.

As datas das provas do Prise e do Prosel estão marcadas. Os candidatos que optarem pelo curso de Música farão o exame habilitatório nos dias 8 e 9 de novembro. A primeira etapa dos Processos Seletiros 2010 será dia 6 de dezembro. A prova terá 56 questões objetivas nas áreas de química, matemática, física, biologia, língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, história e geografia, referente à primeira série do ensino médio.

A segunda prova será dia 7 de dezembro e terá 60 questões objetivas de conhecimentos gerais das mesmas disciplinas da primeira etapa e mais questões de língua estrangeira. O conteúdo da prova é referente à segunda série do ensino médio. E, dia 20 de dezembro, haverá a terceira e última etapa, com 54 questões objetivas de conhecimentos gerais, incluindo língua estrangeira, e a redação. O conteúdo da prova será referente à terceira série do ensino médio. Para todas as etapas, cada questão objetiva valerá um ponto. A redação vale 30 pontos.Mais informações:
www.prodepa.psi.br/uepa/vest

Zé Vicente fará Show em Belém

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

E quem admira o trabalho de Zé Vicente já pode se programar para o show do cantor que acontecerá em Belém no dia 19 de setembro. Quem está à frente da programação são as Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s).
.
Os ingressos serão vendidos a R$ 10, na secretaria arquidiocesana da Ceb’s, que fica na Cúria Metropolitana de Belém (Avenida Governador José Malcher, 915) e também na sede regional da Ceb’s, localizada na CNBB Norte 2 (Travessa Barão do Triunfo, 3151).

Um Pouco do repertório desse grande compositor e cantor das Comunidades

Somos gente nova vivendo a união,
Somos povo semente de uma nova nação ê, ê....
Somos gente nova vivendo o amor,
Somos comunidade, povo do senhor, ê, ê...

1.vou convidar os meus irmãos trabalha-dores:
Operários, lavradores, bisca-teiros e outros mais.
E juntos vamos celebrar a confiança
Nossa luta na esperança de ter terra, pão e paz, ê, ê.

2. vou convidar os índios que ainda existem,
As tribos que ainda insistem no direito de viver.
E juntos vamos reunidos na memória,
Celebrar uma vitória que vai ter que acontecer, ê, ê.

3. convido os negros, irmãos no sangue e na sina;
Seu gingado nos ensina a dança da redenção.
De braços dados, no terreiro da irmandade,
Vamos sambar de verdade, enquanto chega a razão, ê, ê.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Excluídos Vão à Terra Firme pedir direitos
Com apenas 13 anos, Alessandro Oliveira já fala dos problemas sociais enfrentados no bairro em que mora. Integrante do projeto Atletas de Cristo, ele marcou presença, na manhã de ontem, na marcha do Grito dos Excluídos, na Terra Firme, em Belém. Entre as reivindicações do pequeno integrante, a segurança foi a principal. “Eu estou aqui, por causa da morte do Adriano, meu colega, morto injustamente”.
.
O evento, com 15 anos de existência, teve como tema “Vida em primeiro lugar. A força da organização está na transformação popular”. A caminhada, que partiu da ponte do Tucunduba, foi iniciada com a fala de diversas entidades. “Nos estamos fazendo esse grito aqui na Terra Firme para mostrar que é possível mudar. Estamos aqui porque é aqui que está a real necessidade do povo”, explica Francisco Batista, organizador do ato. Nos anos anteriores, o evento acontecia no mesmo local onde ocorre a marcha de 7 de Setembro.
.
Na caminhada, que percorreu seis quilômetros, em quatro ruas do bairro, cinco paradas em pontos estratégicos falaram de temas relacionados aos anseios da sociedade. A primeira parada, com a temática “ausência do Estado”, foi marcada pela dança dos índios Tembés, de Santa Maria do Pará, que cobraram das autoridades vários direitos. “A terra é considerada a nossa mãe natureza. Enquanto os latifundiários estão com a maior parte dela, tem gente passando necessidade, então nós queremos as nossas terras que são de nosso direito”, disse o indígena Almir Tembé.
.
No segundo ato, que abordou a segurança pública, vítimas da violência falaram das suas revoltas. “Policiais torturaram o meu filho, porque ele estava de boné. Acharam que ele era bandido. Nós pedimos mais respeito para as famílias da Terra Firme, porque sofremos muita discriminação”, desabafou a mãe de um jovem de 12 anos. Edna Cordeiro, mãe de Adriano Cordeiro, morto em julho deste ano, também demonstrou sua indignação ao pedir melhores projetos para mudar a situação que a cidade vivencia. “Meu filho foi morto por engano na saída da escola. Isso não pode continuar acontecendo. É preciso que os governantes olhem por isso”.
.
O encerramento do Grito dos Excluídos de 2009 ocorreu na Praça Matriz, em frente à Paróquia São Domingos de Gusmão. Leituras de poesias feitas por crianças levaram a esperança de um mundo mais justo.
.


Escola de Formação de Lideranças tem data marcada

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Na manhã do último Sábado, 05 de Setembro, a coordenação da Pastoral da Juventude das Regiões Santana e Stª Maria Goretti, esteve reunida na paróquia de São Judas Tadeu, no Bairro da /o Condor, em Belém.
Estiveram presentes, jovens representando 5 paróquias das regiões (Paróquia São Judas Tadeu, Imaculada Conceição, São Pedro e São Paulo, Stº Antonio de Lisboa e São Domingos de Gusmão). Onde discutiram o agendamento da "Escola de formação de lideranças", evento Promovido para a melhor preparação dos coordenadores(as) de PJs nas paróquias.
Os dias Propostos para o evento foram 21 e 22 de Novembro, o local ainda está a definir.
Na ocasião foi tirado um(a) representante de cada paróquia para formar a equipe de infra-estrutura, com reunião marcada para o próximo Domingo, 13 de Setembro, às 9:30h, na Paróquia São Judas.
.
Harrison Lopes.
Assessor de Comunicação da PJ

A LIIBRA 2009 INCENDIOU A ALDEIA CABANA EM BELÉM

Foram três dias de competição acirrada entre 24 equipes de basqueteiros, sendo 20 masculinas e 4 femininas. Entre jogadas, pontos e muito gás, que animou não somente os atletas, mas todo o público presente, os competidores levaram a sério os jogos e deram o máximo para a conquista de cada etapa. Mesmo as equipes que foram eliminadas, não abandonaram a quadra, permaneciam torcendo pelos colegas que continuavam, com suas camisas suadas, na disputa do primeiro lugar.
O último dia foi o mais longo, e mesmo cansativo, foi também o mais emocionante, afinal os 13 jogos ocorridos, entre as quartas de finais, semifinais e finais, deixaram atletas, árbitros e público com muito mais energia, afinal todos queriam estar presentes no momento de conhecer os grandes vencedores.
Na categoria feminina, a vencedora foi a Street Girls. E na masculina, onde as atenções foram maiores em virtude de ser a mais disputada e para quem será dado o direito de ir para a etapa nacional da Liibra, teve a maior expectativa. A disputa foi ferrenha, cada ponto era comemorado dos dois lados e como não poderia deixar de ser a diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi mínima, de três pontos. O grande vencedor, Jump levou o público ao delírio no momento do apito final, a galera invadiu a quadra, os jogadores e a torcida se misturaram muna linda festa de comemoração. O segundo lugar ficou com a equipe de Val-de-Cães e o terceiro lugar foi para a equipe Black Side.

O evento contou com a cobertura da TV Liberal, TV Cultura, Jornal O Liberal, Jornal Amazônia Hoje e Jornal Público, TV Futura, além das emissoras comunitárias, como Cepepo e Mistura Pai D´Égua.

Somos Notícia II

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Salve PJoteiros!
.
O Site da Pj Nacional Colocou o Link do nosso Blog na sua página.
Acompanhe!

A Rádio da Juventude

Rádio PJ Web

Movimento Emaús de Belém realizará no último domingo de Setembro arrecadação em favor da infância e adolescência

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Movimento de Emaús realizará no último domingo de Setembro a “Grande Coleta”, campanha de arrecadação de objetos que há mais de 30 anos mobiliza a população de Belém em favor da infância e da adolescência. A campanha contará com a participação de voluntários e caminhões, que percorrerão as principais ruas de Belém. O material arrecadado será reformado nas oficinas do movimento e vendido em uma feira promovida pela instituição. O dinheiro auferido com as vendas será investido em prol de crianças e adolescentes carentes.
A coordenadora-geral da coleta, Inácia Winholth, lembra que a campanha ajuda famílias com poucas condições financeiras e ainda promove oficinas de capacitação profissional para jovens. 'Tudo o que é arrecadado é devolvido para as crianças como ajuda às famílias ou capacitação. Queremos que os familiares tenham um olhar mais amoroso e solidário com os seus filhos. Muitos não contam com esse apoio. Fazemos atividades sócio-educativas para que isso aconteça', informa.

A Grande Coleta surgiu em 1972, quando o movimento de Emaús ainda se chamava 'República do Pequeno Vendedor'. Nessa época, a campanha acontecia no segundo domingo de maio. Depois, mudou para o último domingo de agosto, por causa da grande incidência de chuvas na capital paraense.
O Movimento República de Emaús atende cerca de duas mil crianças e adolescentes no Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús), República do Pequeno Vendedor (pólos Jurunas e Benguí) e Centro de Promoção do Trabalho (CPT). Também atua na educação social de rua, no enfrentamento à violência sexual, no atendimento jurídico-social a crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e na promoção à inserção no mercado trabalho.

Quem quiser participar como voluntário é só procurar a instituição no bairro do Bengui ou algum coordenador de equipes.
.
Harrison Lopes
Assessor de Comunicação da PJ

Depoimento sobre a PJ


"Com esse retiro da pastoral da juventude tive a oportunidade de conhecer várias pessoas novas, e formar amizades que espero que sejam pra toda a vida... Em meio a grande violência que estamos passando, não somento no bairro da Terra Firme, mas também do mundo inteiro, espero fielmente que Deus nos ajude a resgatar jovens perdidos... e confio no trabalho que cada um vai desenvolver em seus respectivos grupos... Lembrem-se "Muitos são chamados, porém poucos são escolhidos" e nós fomos escolhidos sim, para desenvolver esse trabalho árduo que é levar a palavra de Deus aos nossos irmãos e não apenas levar, mas sim praticar ela também e servir de testemunho para os demais... Um grande abraço a todos. QUE O SENHOR JESUS CRISTO SEJA SEMPRE LOUVADO, AMÉM!"

Cássio Quaresma - Coordenador do grupo Adonai

COMUNICADO ESPECIAL - GRITO DOS EXCLUÍDOS NA TERRA FIRME

terça-feira, 1 de setembro de 2009


As pastorais sociais da CNBB Norte 2 propuseram um grito diferente, que sai da periferia, e que seja de fato um grito, um clamor dos excluídos. O local escolhido não poderia ser outro, o bairro da Terra Firme, um espaço de exclusão, mas também de esperança. Lembrando que o grito completa 15 anos e o pré-grito, surgido aqui na Terra Firme está na sua 11ª edição.
As pastorais da paróquia acataram a proposta como um desafio e também uma oportunidade de reivindicarmos serviços essenciais para o bairro da Terra Firme. Vale ressaltar que o grito não será exclusivamente da Terra Firme, mas daqui sairá os clamores de um país independente e, conforme o lema do grito “A vida em primeiro lugar”, seja aqui ou em qualquer lugar.


GRITOS DOS EXCLUÍDOS 2009 – 15 ANOS
“VIDA EM PRIMEIRO LUGAR, A FORÇA DA TRANSFORMAÇÃO ESTÁ NA ORGANIZAÇÃO POPULAR"
.
PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DO GRITO DOS EXCLUÍDOS 2009
Este ano o Grito dos excluídos comemora 15 anos de existência, neste sentido propomos a realização de um grito fundamentado nas raízes de sua criação. Um grito que supere os desafios e saia do meio do povo que todos os dias gritam por justiça social e Políticas Públicas para manter a sua sobrevivência.
Assim, após uma longa reflexão feita entre as Pastorais e Organismos da CNBB Regional, vimos através desta propor a Arquidiocese de Belém, em especial a Paróquia São Domingos de Gusmão, a realização do Grito no Bairro da Terra Firme, um dos bairros de maior índices de pobreza, criminalidade entre outras violações ocorridas todos os dias contra a vida e a dignidade das pessoas.
.
A fonte é CJPTF
...

Somos Notícia

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Salve PJoteiros!
.
Recem chegado nesse mundo dos blogs já viramos notícia. O Blog da Pastoral da Juventude da Arquidiocese já publicou uma nota sobre nós, Acompanhe a repercursão.
.

Coordenação da Pj realiza sua primeira reunião

No último Sábado, 29, a coordenação da PJ realizou a sua primeira reunião oficial. Na ocasião foram abordadas como pauta o seguinte: 4º Domingo do mês a missa é da PJ tanto às 7:00h quanto às 19:30h, Encontrão dos Grupos, Grito dos Excluídos e Jogos Internos da Juventude.

07 de Setembro: Grito dos Excluídos (Evento Nacional)
Local: Terra Firme, saída do Tucunduba
Hora: concentração às 7:30h

27 de Setembro: Encontrão dos Grupos
Local: Quadra da Paróquia
Hora: 16:30

27 de Setembro: Missa da PJ
Local: Igreja Matriz
Hora: 7:00h e 19:30h

DNJ (a deinir): Jogos Internos da Juventude
Local: UFRA
Hora: Manhã e Tarde


Procure os Coordenadores dos seus grupos (pássaros) para se informar sobre os dias de reuniões e poder participar ativamente da PJ, nós precisamos de você.

não esquece nunca que:

Eu tô contando contigo
Deus ta contando com a gente
O céu inteiro se move
Pra ver a gente vencer.