Arquidiocese de Belém celebra Dia Nacional da Juventude

sábado, 28 de novembro de 2009

No mês de outubro, em Belém do Pará, além do tradicional Círio de Nazaré, a Pastoral da Juventude Arquidiocesana (PJA), juntamente com outras organizações realizaram atividades em celebração ao Dia Nacional da Juventude (DNJ) que acontece anualmente nas cidades brasileiras. Com o tema “Contra o extermínio da Juventude. Na luta pela Vida” e lema “Juventude em Marcha contra a violência”, a semana iniciou com o Seminário que tratou sobre a violência e o extermínio de adolescentes e jovens. Dentro do que foi abordado, um dos grandes fatores que contribuem para esta problemática na Região Metropolitana de Belém, é a carência de políticas públicas voltadas especificamente ao segmento juvenil. Além disso, o Pará hoje conta com um grande número de jovens encarcerados e vítimas da violência, tendo destaque a população juvenil negra e empobrecida.

No Seminário também realizou-se um chamado às organizações ali presentes para somar esforços na Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio da Juventude, proposto pelas
Pastorais de Juventude do Brasil. A Campanha quer mobilizar a juventude e a sociedade em geral a refletir, propor e desenvolver ações que possam ir em defesa dos direitos e a vida das/dos jovens.

Durante a semana, diversas Paróquia realizaram atividades nos
bairros, como cine-fóruns, caminhadas, celebrações e outras. No encerramento das atividades, realizou-se um grande show na Concha acústica do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), com a animação das bandas Suzana Flag e Francis Martes. Este momento também contou com a presença das/dos jovens da PJ e do Movimento Pela Vida (MOVIDA). A atividade também proporcionou diversos momentos de intervenção referentes ao tema.
FONTE: Blog da PJA

0 comentários: