Depoimento de uma Jovem

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Meu Nome é Luenice Reis, nasci em 17 de Fevereiro de 1989, e faço parte da PJ, integrando o Grupo Obra Nova.
.
Entrei no movimento Juvenil Obra Nova quando foi permitida a implantação de grupos de jovens na paróquia. Eu estava afastada da igreja por não poder mais participar do grupo de Acólitos e o Obra Nova me fez retornar à igreja, participar das missas, festividades e isso ajudou na minha relação com as pessoas, pois aprendo a conviver com o próximo e gostar um pouco mais de crianças, porque fazemos trabalhos com a Pastoral da Criança.
.
Tive oportunidade de ensinar um pouco do que sei nas aulas de reforço escolar, na comunidade Santa Maria. Conheci melhor como é a realidade das crianças que são portadoras de Cancêr. Esses e outros trabalhos que realizamos são muito importantes para que os jovens tenham consciência, responsabilidade social, respeito e solidariedade com o próximo.
.
O grupo representa muito para mim, todas as pessoas são especiais e é muito difícil acontecer desentendimentos entre os integrantes. Ninguém quer ser melhor que ninguém, somos todos irmão e unidos.
o Grupo Obra Nova sempre vai ser uma família que estará de braços abertos para me acolher quando precisar e eu sei que posso contar com os meus amigos.
.
Por Luenice Reis - Integrante do Grupo Obra Nova
_______________________________________________________________
Quer ver o seu depoimento sobre o seu grupo publicado aqui, é fáci, envie o seu e-mail para: pastoraldajuventude.tf@gmail.com ou harrisonjose@hotmail.com
_____________________________________________________________________

2010 é proclamado Ano Internacional da Juventude pela ONU

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A partir de 12 de agosto de 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano Internacional da Juventude, buscando impulsionar a participação plena e efetiva dos jovens em todos os aspectos da sociedade.

Essa decisão foi tomada pela Assembléia Geral da ONU em uma resolução que convoca governos, instituições, comunidades e indivíduos de todo o mundo para respaldar as atividades que serão desenvolvidas em nível local e internacional neste sentido.
O tema do Ano Internacional da Juventude será ‘Diálogo e entendimento mútuo’ com a finalidade de promover a prática desses conceitos, os ideais de paz, respeito aos direitos humanos, às liberdades e à solidariedade.

As ações deste evento culminarão a realização dos Jogos Olímpicos da Juventude que acontecerão em Cingapura de 14 a 26 de agosto.
Haverá também o Quinto Congresso Mundial de Juventudes (Istambul) e uma Conferência Mundial da Juventude (México), ambas em agosto para tentar analisar o papel dos jovens na construção do desenvolvimento sustentável e dos Objetivos do Milênio estipulados pela ONU.

Fonte: Agência Bolivariana de Notícias

REUNIÃO ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DA JUVENTUDE

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009



No dia 19 de dezembro será realizado a Reunião Arquidiocesana da Pastoral da Juventude. A atividade, tem como propósito reunir coordenadores e assessores da PJ nas Paróquias e Regiões Episcopais na construção da 4ª RAPJA (4ª Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude Arquidiocesana).

No encerramento teremos a Celebração do Ofício da Juventude, pelas atividades realizadas, seguido de confraternização partilhada entre as/os participantes.

AGENDE-SE:
REUNIÃO ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DA JUVENTUDE
19 de Dezembro - 14hs. - Cúria Arquidiocesana
Av. Governador José Malcher, 915 - Nazaré.

OBS: No término faremos nossa confraternização. Se possível, levar algo para partilhar no final.

UM JOVEM DESAPARECE A CADA 6 HORAS

O drama social do desaparecimento de crianças e adolescentes, que leva à angustia milhares de famílias por não obterem respostas sobre o paradeiro dos seus parentes, têm características muito particulares no Pará. A maioria dos registros de desaparecimento na Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) da Polícia Civil do Estado revela que na maioria dos casos são adolescentes, na faixa-etária dos 12 aos 18 anos incompletos, que fogem de casa por conflitos com os pais. As principais ocorrências estão relacionadas a fugas em razão da família não aceitar, principalmente, o namoro ou a orientação sexual do adolescente.

O número de casos é bastante elevado. O LIBERAL teve acesso aos dados encaminhados pelo Data à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes da Câmara dos Deputados, que indicam 1.759 registros de desaparecimento de jovens, no período entre janeiro de 2005 a setembro de 2009. O índice se refere aos casos apontados somente na Região Metropolitana de Belém (RMB). Segundo o Data, não chegam à divisão às ocorrências dos outros municípios do Estado. No entanto, estima-se que o número de casos de jovens desaparecidos em todo o território paraense é três vezes superior ao número apontado na capital.

'O Pará é gigante, calculo que o número real de registros seja três vezes maior do que os que passam aqui pela região metropolitana. Por serem muito longe, as delegacias dos municípios resolvem os casos por lá e não comunicam aqui na capital. Mas ajudaria muito na nossa investigação se os casos fossem centralizados', afirma o investigador Edivaldo Alves do Carmo, coordenador do Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

Fonte: Portal ORM

A Família JAVE

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quando se fala de Teatro, podemos dizer que a PJ está muito bem servida. Temos o Grupo de Teatro JAVE da comunidade Stª Maria. O pessoal de lá tem a arte no sangue, ao menos, é isso que els mostram nesse vídeo, expondo todo o lado criativo e alegre do grupo.

Irmã Dorothy Vive

domingo, 6 de dezembro de 2009

Por: Eraldo Paulino

Dia 12 de fevereiro de 2005, uma senhora que não só nunca fez mal a ninguém, mas dedicou toda a sua vida em prol da promoção de vidas humanas excluídas do direito a viver dingamente, foi brutalmente assassinada. Vitima da falta da presença do Estado para resolver as questões agrárias na Amazônia e no Brasil, Dorothy tombou na terra que tanto defendeu ser de todos/as, para ser usada de forma sustentável, responsável e democraticamente.

Dia 10 de dezembro de 2004 Irmã Drothy recebeu o Prêmio "José Carlos Castro",criado pela OAB para homenagear os defensores dos direitos humanos no Estado do Pará.

Dia 10 de dezembro de 2009 o assassino confesso de Irmã Dorothy será julgado em Belém.

Condenar um assassino mandado é uma questão de justiça. Mas a paz no campo só será garantida quando houver um processo sério de reforma agrária nesse país.

Mudar os paradigmas do desenvolvimento da Amazônia, de um modelo efêmero e e predatório para um modelo sustentável e longínquo não será uma tarefa fácil. Enquanto hipocritamente os governos capitalistas mundiais discutem redução de emissão de gazes, vidas como as da Ir. Dorothy sangram na floresta por não esperarem que essa mudança caia do céu, ou de um gabinete.

A arma que matou Ir. Dorothy foi disparada pelo pistoleiro Raifran das Neves, mas por trás deste infeliz, está a quadrilha dos grileiros, o agro-negócio e os madeireiros que destroem a biodiversidade e a cultura da amazônia em detrimento da monocultura e da maximização inconsequente dos lucros.

Enquanto existir o sonho de uma Amazônia verdadeiramente livre das garras dos gananciosos, Ir. Dorothy viverá.
____________________________________________________________________
No dia do julgamento (10/12), será realizada uma celebração ecumênica organizada pelo Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs, Comitê Dorothy e outras organizações. O horário previsto para o início da celebração é 07h30m, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, na Praça Filipe Patroni, Cidade Velha. Após celebração haverá ato político e artístico.
Convocamos toda a juventude comprometida com a vida a participar!
.
.

Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJR, PJMP) divulgam temas e lemas das Atividades Permanentes de 2010

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

As Atividades Permanentes são parte da ação evangelizadora do conjunto das PJ´s. Possuem caráter ecumênico e missionário e pretendem ser parte de processos de mobilização e nucleação de grupos juvenis nos diversos espaços eclesiais, escolares e populares. As Atividades Permanentes dialogam sempre com o tema da Campanha da Fraternidade, privilegiando a ligação orgânica da ação das Pastorais da Juventude com o caminho das reflexões da Igreja no Brasil e aprofundando o tema a partir da perspectiva juvenil.

Em 2010, as Pastorais da Juventude propõe que as Atividades Permanentes desdobrem o desafiante tema da CF, Economia e Vida; dialoguem com a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de Jovens e também com o jubileu de 25 anos da celebração do Dia Nacional da Juventude.

Abaixo, confira os temas das Atividades Permanentes 2010 e suas datas. Agende e prepare-se com seu grupo para fazê-las acontecer.

Semana da Cidadania
Eixo temático: Trabalho
Tema: Trabalho para a vida e não para a morte
Lema: Juventude: suando e sonhando, em marcha contra a violência
Referencial teológico: “Venham trabalhar na minha vinha, dilatar meu Reino entre as nações” (Mateus, 20)

A Semana da Cidadania propõe o tema do trabalho, tão presente no mundo juvenil. A partir do tema da CF, a SdC inspira os grupos a refletirem o trabalho como modo de construção de sua identidade e produção de sentidos para a vida. Ao mesmo tempo problematizar a mercantilização da pessoa e de sua força criadora no sistema econômico vigente, provocando-nos a pensar em novas formas solidárias de trabalho.

Semana do Estudante
Eixo temático: Cultura
Tema: Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos
Lema: Juventude, muitas caras, muitas cores em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Na comunidade, partilhavam tudo entre si” (Atos dos Apóstolos, 2)

A Semana do Estudante traz um tema também muito próximo da realidade juvenil. Aprofundar o tema da cultura vai possibilitar aos grupos juvenis refletir o espaço comunitário, a beleza e o respeito à diversidade, o valor das culturas locais e do diferente. Enfim, a resistência e a memória, nossa terra, nossa história, nossos sonhos. A SdE continua dialogando com a CF e com a Campanha contra o Extermínio de jovens, por uma cultura da vida.

Dia Nacional da Juventude
Eixo temático: Jubileu 25 anos
Tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história
Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre, na terra onde você está” (Deuteronômio 15)

O Dia Nacional da Juventude 2010 será tempo de dar graças pelos 25 anos, fazendo memória do tempo passado e projetando passos e sonhos para o futuro! Jubileu é tempo de revisar as dívidas, de dar a liberdade! O DNJ nos convida a refletir quais dívidas sociais o Brasil tem com a juventude? Vamos saná-las para um tempo de liberdade e vida?Jubileu também é tempo de organizar a “casa”. O que está acontecendo com a nossa “casa” (sociedade)? Que “casa” nós queremos para os próximos 25 anos? Muitas proposições que vamos poder aprofundar no DNJ.

As três Atividades Permanentes compõem um processo. Os temas propostos querem ajudar os grupos jovens a viver esse caminho refletindo as dívidas sociais com a juventude, o chão que pisamos, suas marcas e cores para celebrar, sonhar e participar da construção de um tempo de justiça, tempo de Reino. As Atividades deste ano querem também fortalecer a Campanha contra a violência e o extermínio de jovens, convidando a juventude para ir em marcha por outro mundo possível.