Juventude Planeja Ação Pastoral na Arquidiocese de Belém

quinta-feira, 18 de março de 2010

Rostos ansiosos e repletos de esperança. Era o retrato de Cerca de 40 jovens que reuniram-se em torno da Eucaristia no último fim de semana, 13 e 14, para darem início a 4ª Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém (4RAPJA). O encontro aconteceu no Seminário Maior Giuliano Moretti, Ananindeua, e serviu para a Juventude PJoteira (nome carinhosamente atribuído aos membros da PJ) avaliar o ano de 2009 e planejar 2010.

“Este ano, nós modificamos a metodologia do encontro”, conta Eraldo Paulino, 27, assessor da PJ. Segundo Eraldo, a estratégia esse ano foi fazer uma pesquisa para que o planejamento de 2010 contemplasse as reais necessidades de evangelização da juventude que a PJ encontra. “Após a pesquisa, que alcançou mais de um terço das paróquias da Arquidiocese, realizamos no último dia 07 um seminário para refletirmos sobre os problemas e as vantagens apontadas na pesquisa, assim tivemos elementos mais consistentes para elaborarmos uma estratégia de evangelização para 2010.

Entre as estratégias pensadas no seminário e reafirmadas no encontro, figura entre as principais a tentativa de unir mais a Pastoral da Juventude em toda a arquidiocese. “A pesquisa feita apontou que estamos muito dispersos, é necessário haver uma reaproximação, para que a evangelização de jovens ganhe mais força”, conta Isabela Bentes, 26, secretária da Pastoral da Juventude do Regional Norte 2.

Outro problema apontado pela pesquisa, foi a falta de recursos para alcançar melhor as bases. Na estratégia de sustentabilidade, além do fortalecimento do “Amigos/as da PJA” (projeto que visa através da colaboração de pessoas sensíveis a Evangelização da Juventude, para o funcionamento da secretaria arquidiocesana da PJ), também se definiu a colaboração mensal de R$ 20,00 por Paróquia, para ser investido no serviço da secretaria aos grupos de jovens e às Paróquias, tendo periodicamente a prestação de contas destes recursos. Além disso, a PJA está preparando um projeto para ser enviado ao Fundo Nacional de Solidariedade, para municiar a evangelização dos jovens que moram em locais mais distantes, como as ilhas.

A 4ª RAPJA elegeu uma nova equipe de coordenação. Cristiane Helena da Paróquia Cristo Rei e Fabrina Leão da Paróquia Jesus Ressuscitado se juntarão ao secretário arquidiocesano na tarefa de coordenar quase mil e quinhentos jovens que participam da PJ na arquidiocese. Além disso, a assessora Silvana Sarmento precisou se retirar dos quadros da assessoria arquidiocesana, e assim Eraldo Paulino foi eleito o mais novo integrante da equipe de assessoria, que já conta com Josias Alves, Rafael Silva, Benedito Botelho, além do Pe. Sílvio Trindade.

Com o compromisso de animar a articulação da PJ em todas as regiões episcopais, e de fazer mais ações em conjunto, além de fortalecer em Belém a campanha nacional contra a violência e o extermínio de Jovens, a juventude voltou para suas paróquias com a mesma ânsia e o mesmo olhar repleto de esperança, mas além disso, saíram de lá com os olhos mais abertos para o caminho que a PJ na arquidiocese deve trilhar.


:: SAIBA UM POUCO MAIS SOBBRE A 4ª RAPJA

0 comentários: